Significado de Estrela de Davi

O que é Estrela de David

Estrela de Davi ou Escudo de Davi é um símbolo formado pela união de 2 triângulos sobrepostos, resultando em uma estrela de 6 pontas (hexagrama).

É um símbolo popular do judaísmo e o seu surgimento ocorreu na época de Davi (1003 a.C. – 971 a.C.), o maior rei de Israel, onde o símbolo era desenhado nos escudos dos combatentes do seu exército.

Significado e Simbologias da Estrela de Davi

O significado da Estrela de Davi não é preciso. Algumas fontes indicam que surgiu a partir do nome do rei Davi, cujas letras no alfabeto hebraico tinham formato triangular, e que sobrepostas formavam a estrela. Outras fontes dizem que os dois triângulos simbolizam a união entre o masculino e o feminino.

No livro judaico “Eshkol Hakofer” do século XII, o símbolo não é mais retratado apenas como um selo e passa a representar um amuleto de proteção. Esse significado permanece vivo até hoje, onde a estrela (hexagrama) está fortemente ligada à religião judaica e o símbolo que antes era usado como ornamento, representa também proteção.

estrela de davi símbolo

Na época do nazismo, os judeus foram perseguidos e assassinados no episódio que ficou conhecido como holocausto, e o símbolo Estrela de Davi era costurado nas camisas dos que seguiam a religião, para que fossem identificados nos campos de concentração.

O hexagrama também está presente na bandeira de Israel, o único país majoritariamente judaico no mundo.

Selo de Salomão

Apesar de por vezes ser associado ao Selo de Salomão (ou Estrela de Salomão), não há relação entre ambos. A Estrela de Davi é formada pela união de 2 triângulos que formam a estrela de 6 pontas e o Selo de Salomão, por sua vez, é formado por uma estrela de 5 pontas (pentagrama).

As estrelas também simbolizam coisas diferentes. Enquanto o símbolo Estrela de Davi está ligado ao judaísmo e representa, entre outros significados, a união e a proteção, o símbolo Selo de Davi representa a magia e a feitiçaria.