Significado de Arraia Maori

O que é Arraia Maori

Os maoris são os povos indígenas originários da Nova Zelândia, que se localiza na Oceania. Esse país foi um dos últimos locais a serem colonizados no mundo.  

Devido a isso, sua cultura é quase que completamente livre de influências externas, mantendo tradições marcantes e cativantes.

Cultura Maori

Uma cultura é feita de simbologias, hábitos e costumes. E é esse processo que identifica e distingue um povo tornando-os únicos. Portanto, os maoris como nação, não são diferentes.

Suas crenças e hábitos são cercados pelo respeito à natureza e todos os seres que a habitam: árvores, flores, animais. E em sua espiritualidade, cada um é considerado sagrado e assim são reverenciados.

arraia-maori-azul
Tatuagem Arraia Maori

Uma das formas de prestar homenagem são as tatuagens, ou na língua nativa, moko. Considerada uma arte entre eles, elas são usadas para diferenciar a posição social dos habitantese também representar sua cultura.

Quanto mais nobre e poderoso o nativo, mais tatuagens tem no rosto e no corpo.

Dentre essas tatuagens, está a representação da Arraia Maori.

Arraia Maori e sua simbologia

As arraias são peixes marinhos, leves e belos, que fazem parte da família das baleias.

Não são seres agressivos, mas quando testados ou sentindo-se ameaçados reagem instintivamente aplicando uma ferroada com o espinho que possuem em seu rabo no seu opressor.

Os maoris a consideram a representação da sabedoria, proteção e perigo.

Arraia Maori:
sabedoria, proteção e perigo

Sua leveza ao se movimentar indica que a sabedoria é sútil, mas quando provocada, figurada pelo ferrão, pode ser complexa e perigosa.

E ao mesmo tempo que ela representa esse perigo, indica a proteção reagindo contra essa ameaça.

Por esses motivos, esse ícone não se limita a ser usado somente nos costumes maoris, sendo amplamente divulgado no mundo todo.