Significado de Borboleta

O que é Borboleta

borboleta é um inseto voador, cujo ciclo de vida ocorre em apenas 4 fases.

A primeira é a fase do ovo. Em seguida, passa-se para a fase das larvas e depois para a fase da pupa. É somente na quarta e última fase, chamada de imago, que a borboleta surge como a conhecemos. É nesse momento que o inseto atinge a vida adulta.

Questiona-se muito o tempo de existência da borboleta. Porém, a descoberta de alguns fósseis do inseto permitiu a conclusão de que seu surgimento ocorreu há mais de 40 milhões de anos.

O aparelho giratório

Trata-se de um aparelho, similar à catraca, que é utilizado para fazer a contagem de pessoas que entram e saem de um local, seja ele público ou privado.

É comum ver borboletas instaladas em metrôs, centros comerciais, entradas e saídas de ônibus, instituições de ensino, estádios, entre outros exemplos mais.

Nado borboleta

No que diz respeito à prática esportiva da natação, existe uma técnica de nado que foi batizada com o nome desse inseto. Igualmente conhecido como “golfinho” ou “mariposa”, o estilo recebeu esse nome devido às movimentações realizadas pelo nadador, as quais remetem àquelas feitas pelo inseto quando está voando.

A simbologia por trás da borboleta

A borboleta é popularmente associada a tudo que remete ao processo de mudanças e renovações. O inseto também se tornou símbolo da beleza contida na felicidade, de tudo que é inconstante e efêmero dentro do mundo na natureza.

As cores da borboleta

Cada cor da borboleta pode apresentar um significado. As mais conhecidas são:

– Azul: As borboletas que apresentam essa coloração são vistas como sinais de sorte, pois é dito que a cor azul representa a chegada de mudanças positivas na vida.

– Preta: As borboletas pretas são vistas como mensageiras da morte que, ao surgirem em um ambiente, anunciam que alguém está para partir.

– Amarela: Diferentemente das pretas, as borboletas amarelas indicam o surgimento de uma nova vida.

– Branca: A borboleta branca é o sinal da chegada de paz e serenidade após um período de tormenta.

– Multicolorida: As borboletas multicoloridas são tidas como mensageiras de notícias positivas que trarão alegria e felicidade generalizada.

As borboletas e o espiritismo

Os espíritas acreditam que a borboleta representa o processo de reencarnação. Para eles, quando alguém migra para o plano espiritual, sua alma deixa o corpo como se fosse uma borboleta em busca de uma nova vida e de outras oportunidades.