Características de Plutão nos signos

Além do nosso signo solar, que geralmente é o mais famoso da astrologia e nos define enquanto arianos, geminianos, taurinos etc., a nossa personalidade também é formada por outros astros e pontos estratégicos presentes no mapa astral.

Na mitologia greco-romana, Hades, também conhecido como Plutão, é conhecido como o Deus do Submundo, que tem contato com os mortos e com as riquezas. É um deus de muitos mistérios e, no que diz respeito ao nosso caráter, é aquilo que nos traz a vontade de superar os conhecimentos racionais, entendendo nossos aspectos carnais e espirituais.

Características de Plutão nos signos

Compreender onde Plutão está posicionado em nosso mapa é muito importante para que possamos transcender emocionalmente, nos livrando de preconceitos e medos intrínsecos a nós, mas que podem ser modificados pela presença desse astro. A sua estadia em um signo é bastante longa, entre 12 e 32 anos, por isso é comum ser modificado por ele no meio da nossa vida.

Plutão em Áries

Plutão esteve em Áries entre os anos de 1823 e 1851, e as pessoas dessa geração costumavam ser bastante engenhosas. São exemplos os grandes escritores Gonçalves Dias, que se interessou bastante pelo aprofundamento na cultura indígena, e Liev Tolstói, um dos maiores escritores russos de todos os tempos, autor da obra Guerra e Paz.

Áries e Plutão formam uma combinação de impulso para frente, por isso uma necessidade de revolução e de procura por conhecimento. É sinal de força e coragem para falar o que pensa sem medo dos tabus.

Plutão em Touro

Entre os anos de 1851 e 1883, o signo de Touro recebeu a longa visita do astro Plutão, marcando toda uma geração pela necessidade de aumento material e o estar voltado para o que é tangível. Uma das personalidades mais famosas na época foi Vincent Van Gogh, um pintor holandês cujos quadros retratavam coisas materiais do ponto de vista imaginativo.

O escritor esteticista Oscar Wilde também é um exemplo de personalidade dessa geração, escrevia com temáticas muito mais voltadas à estrutura externa que ao subjetivo, apesar de despertar muitos diferentes sentimentos com suas obras. Eram pessoas criativas, com muita ambição e gostavam de ser sofisticada e geralmente eram bastante autocríticas.

Plutão em Gêmeos

Freud é uma das principais personalidades que habitaram a Terra quando Plutão esteve em Gêmeos, entre os anos de 1883 e 1913. Foi uma época bastante voltada para a análise da humanidade, a comunicação foi muito favorável para que o pensamento filosófico e racional estivesse em prática e trouxesse novas ciências ao mundo.

Plutão em Gêmeos é sinal de habilidades psíquicas bem desenvolvidas e capacidade de pensar com agilidade. Uma característica negativa deste momento é o calar-se para falar sobre sentimentos, pois a tendência era falar mais sobre assuntos atuais e novas invenções do que sobre o eu pessoal.

Plutão em Câncer

Plutão esteve em Câncer e marcou gerações com dois momentos bastante tensos para toda a humanidade, que foi entre 1913 e 1938, as Primeira e Segunda Guerras Mundiais. Ao contrário da união e empatia, geralmente relacionadas ao signo de Câncer, o mundo viveu momentos de divisão.

Os sentimentos que mais afloraram em Plutão em Câncer foram os de nacionalidade e amor à pátria, em detrimento do sentimento de comunhão e necessidade de paz, características negativas como manipulação e insegurança também foram bastante presentes. De sentimentos positivos, a esperança e a vontade de emancipação se fizeram bastante presentes nas pessoas da época.

Plutão em Leão

Nascidas entre 1938 e 1957, as pessoas dessa geração tinham grande sede de poder e revolução. Orgulhosas, os sinais de patriotismo e auto adoração eram bastante presentes. Foi a época do lançamento da primeira bomba atômica e o ápice da competição por poder no mundo.

Foi uma geração marcada pelo egoísmo e egocentrismo, mas teve de lado bom a autoavaliação e uma necessidade de olhar mais para o outro, como efeito de atitudes vaidosas e impensadas. Foi um período de bastante individualidade.

Plutão em Virgem

Plutão esteve em Virgem entre os anos de 1957 e 1971, um período marcado pela preocupação com a saúde, pelo desenvolvimento de vacinas importantes e pesquisas genéticas. Foi um momento de bastante autocontrole e autocuidado.

As pessoas marcadas por plutão em Virgem também estiveram presentes nos primeiros passos do computador, da invenção de dispositivos mais avançados e uma acessibilidade muito maior à informação. Por outro lado, o conservadorismo estava à tona, como é o caso das censuras causadas pelas ditaduras políticas ao redor do mundo, inclusive no Brasil.

Plutão em Libra

O período em que Plutão esteve em Virgem, que foi entre os anos de 1972 e 1984, foi marcado por intensas mudanças nos relacionamentos humanos, foi a época da Guerra Fria e sentimentos ligados a ideais políticos estavam bastante aflorados.

Foi a época de formação de muitos movimentos revolucionários. As pessoas estavam sedentas por mudanças e gostavam de expressar as próprias ideias. Foi uma geração bastante comunicativa e criativas.

Plutão em Escorpião

Plutão esteve em Escorpião entre os anos de 1984 e 1995, foi um período bastante sexualizado, a temática do corpo e das várias formas de amar estavam muito presentes no cotidiano das pessoas. Bandas famosas voltadas para a liberdade de expressão estavam muito em alta, como era o caso dos Mamonas Assassinas.

Foi um período de bastante preocupações acerca das DST’s e da criação de movimentos importantes ligados aos direitos LGBTQ+. Foi um período marcado por bastante movimento, criação musical e artes.

Plutão em Sagitário

Plutão esteve em Sagitário entre os anos de 1995 e 2008 e marcou as pessoas nascidas nessa época com bastante curiosidade e vontade de desbravar o mundo. São da era globalizada e a necessidade de estar conectado com diversas culturas é cada vez mais crescente.

São pessoas com mente muito aberta e criativa, gostam de estar por dentro das novidades do mundo e adoram viajar e conhecer novas pessoas. Têm uma ótima capacidade comunicativa, justamente por já nascerem contextualizados com as tecnologias de comunicação.

Plutão em Capricórnio

Plutão entrou em Capricórnio em 2008 e se faz presente até a atualidade, provavelmente se moverá para o próximo signo em 2024. São pessoas bastante ligadas ao próprio desenvolvimento, geralmente são muito inteligentes e tem um aprendizado instintivo.

Provavelmente serão bastante afetadas pela insegurança financeira, por conta do período de crise em todo o mundo. Estarão sempre em busca de se firmarem corretamente no mercado de trabalho e tendem a iniciar as carreiras muito cedo, principalmente com a legalização do aprendiz.

Plutão em Aquário

Plutão esteve em aquário há bastante tempo, entre 1778 e 1798. Figuras importantes que nasceram nesse período foram Mary Shelley, autora de Frankenstein, feminista que tinha uma mente bastante à frente de seu tempo, e Niccolò Paganini, violinista italiano revolucionário que criou um modo único e extremamente rebelde de se expressar através da música.

Foi um período marcado por pessoas originais, que pensavam muito adiante, mas que sempre eram julgadas por suas atitudes. Estima-se que Plutão retorne a Aquário em 2024 e permaneça até 2044, trazendo muita sede de mudança e revolução para a humanidade.

Plutão em Peixes

Já faz bastante tempo que Peixes recebeu a visita de Plutão. Foi entre os anos de 1798 e 1823, um período bastante criativo e romântico da história, e de pensamentos profundos sobre as características primordiais da humanidade, como o amor, o ódio e a vida em sociedade.

Foi um período de muita imaginação e preocupação com o lado emocional das coisas. Foi de lá que surgiram artistas, escritores e pensadores cujos ideais transcendem a materialidade, como Karl Marx, Emily Brontë, Fiodor Dostoiévski e o poeta Charles Baudelaire.