Vênus em Capricórnio: confira as características do capricorniano no amor

O nosso signo solar geralmente é o que mais conhecemos e que costumamos utilizar como forma de identificar nossa própria personalidade. Entretanto, muito além do que um único signo, o nosso perfil é traçado por um conjunto de combinações entre Astros e pontos estratégicos presentes no céu.

Entre esses Astros está Vênus, planeta relacionado à deusa greco-romana do amor, e cujo significado indica justamente a nossa maneira de lidar, enxergar e sentir o amor em nossas vidas em todas as esferas sociais, como em relacionamentos amorosos, com nossos amigos, colegas de trabalho e familiares.

Vênus em Capricórnio traz influências tanto deste signo, quanto do elemento Terra e do planeta Saturno, ambos regentes do signo. Com isso, para que você compreenda melhor as particularidades relacionadas à sua forma de enxergar o amor, confira a seguir o significado de Vênus em Capricórnio e da relação desse planeta com a Terra e com Saturno.

características de vênus em capricórnio

Trânsito de Vênus em Capricórnio

O trânsito de Vênus pelos signos acontece de maneira irregular, geralmente cada signo recebe sua visita uma vez por ano e o hospeda por cerca de 26 dias, criando um relacionamento que atinge nossas atitudes ligadas ao amor.

Quando Vênus está em Capricórnio, ele pode influenciar outros signos, trazendo a busca pelo lado mais intelectual e material da vida e deixando as relações amorosas um pouco abandonadas. Quem nasceu com esse posicionamento tende a lidar dessa maneira com o amor em muitas ocasiões, mesmo quando o planeta está passando por outros signos.

Vênus em Capricórnio no Mapa Astral

Pessoas com Vênus em Capricórnio costumam iniciar a vida amorosa um pouco mais tarde que o comum. Também não são jovens muito engajados na vida social, com poucos amigos e a concentração voltada para diversões mais intelectuais, que não atrapalhem seu desenvolvimento profissional.

Estes nativos podem ser vistos como frios e extremamente materialistas, e em muitos aspectos são. No entanto, também gostam de se sentir amados e podem ser parceiros muito românticos e carinhosos. Em todas as esferas sociais, capricornianos gostam de pessoas sérias e inteligentes. Eles amadurecem muito cedo e podem acabar se cercando de um grupo seleto de pessoas mais velhas.

Justamente por serem cautelosos com as amizades, podem ser vistos como arrogantes e não costumam ser muito bem acolhidos por pessoas mais extrovertidas. Gostam de ser discretos e tendem a ser conservadores na forma de enxergar as relações afetivas.

Indivíduos com Vênus e Capricórnio são parceiros muito leais e compreensivos. Quando se comprometem com alguém, são bastante determinados e vão até o fim com uma promessa. Da mesma forma, não suportam pessoas sem palavra, em que não possam confiar.

Os capricornianos do amor podem soar chatos e muito cheios de regras para alguns, mas para quem gosta de estabelecer vínculos duradouros com pessoas comprometidas de verdade com o amor, são excelentes e indispensáveis companhias.

Esses nativos também são bastante preocupados com o próprio status, e isso afeta também na hora da escolha de suas companhias. Gostam de pessoas requintadas, que se encaixem em ambientes interessantes, onde as conversas sejam mais maduras e com boas informações. Também preferem conviver com quem tem posicionamento político e ideológico semelhante.

Essas são as principais características daqueles quem nasceram com Vênus em Capricórnio, são o que moldam a sua vida afetiva do momento em que nascem até o último dia de suas vidas. É claro que, com o tempo, alguns desses aspectos podem ser alterados através do amadurecimento, da autoanálise e da vontade de mudar, que é própria de cada ser humano.

Porém, é importante sempre se guiar pelo posicionamento do seu Vênus, para não acabar indo de encontro à sua própria natureza na hora de estabelecer novas relações e poder prestar atenção em seus defeitos e qualidades nesta área da vida, buscando sempre uma melhor versão de si e  evitando danos emocionais tanto para você mesmo, quanto para aqueles que você quer ao seu lado.

Vênus e o elemento de Capricórnio: Terra

Quando Vênus se relaciona com Capricórnio, ele acaba captando as energias que o elemento Terra emana para o signo de forma indireta, o que traz algumas características em comum na forma de lidar com o amor em todos os signos de terra.

O apego à materialidade é um desses comportamentos influenciados por Terra para os nativos de Vênus em Capricórnio. Para eles, além de serem inteligentes, os pretendentes também precisam ter um porte físico imponente e uma personalidade que tenda a encaminhá-los para uma vida de sucesso profissional e pessoal.

Vênus e o regente de Capricórnio: Saturno

Quando se posiciona em Capricórnio, Vênus interage indiretamente com o planeta regente do signo, que é Saturno. Segundo a mitologia, Saturno, ou Zeus, tinha grandes habilidades de liderança e muita sabedoria. Com um olhar estratégico e direcionado ao futuro e à conquista, este planeta influencia os capricornianos do amor com muita racionalidade dentro das relações amorosas.

Saturno também traz a essa combinação, através desse olhar menos emotivo e mais lógico, o medo da entrega e certo teor de sabotagem ao próprio coração. Com isso, quem tem Vênus em Capricórnio pode sentir essa influência através de um sentimento de desconfiança constante no outro, dificultando a firmação tanto de amizades mais duradouras, quanto de relações amorosas.

Ao perceber essas características, é importante que o nativo preste atenção nos comportamentos que possam afastar as pessoas ao redor propositalmente, se permitindo viver o afeto sem tantas ressalvas. Quando conseguem alcançar o equilíbrio, o amadurecimento traz mais consistência e autoconfiança, proporcionando mais fluidez e positividade para a vida afetiva de quem tem Vênus em Capricórnio.

Compartilhe os seus sonhos!