Sonhar com rato – O que quer dizer? Significados

Sonhar com rato não costuma ser muito positivo. O estigmatizado roedor normalmente simboliza a inveja, o ciúme, a falsidade, o rancor, entre outros sentimentos negativos. O que significa sonhar com uma ratazana? Pode ser indício de períodos turbulentos e traições.

Também pudera. Vetor de inúmeras doenças e parasitas, com urina e mordida altamente infecciosas, este habitante dos esgotos é um mamífero de inteligência surpreendente, mas cuja relação com a humanidade não é de cortesia ou carinho mútuo. Podem até ser considerados os piores inimigos do homem (que, convenhamos, também não é flor que se cheire) por serem associados à peste bubônica, doença que quase nos levou à extinção.

Encontros com ratos na vida real podem ser experiências repugnantes. Sonho com rato também é um evento chato, embora um tanto longe desta coisa tenebrosa e traumatizante que algumas pessoas dizem ser.  Mas dá medo e nojo, claro.

sonhar com rato

Dito isso, há exceções. Às vezes os ratos desmentem nossos preconceitos, portando novidades auspiciosas. E mesmo que os sonhos não sejam “bons”, eles existem para te fazer tomar atitudes mais razoáveis e altruístas no dia a dia. Não custa compartilhar um queijinho com o camundongo, né?

Curioso para descobrir mais sobre sonhos com ratos? Leia nosso artigo até o final para saber tudo sobre o significado de sonhar com rato.

O que significa sonhar que um rato te mordeu?

O que significa sonhar com Gabiru?

Sonhar com rato branco

Em comparação aos outros ratos, o branco pode até parecer mais bonitinho. A cor branca no mundo dos sonhos costuma se associar às noções de pureza e paz. Mas não se engane: ele é um rato.

A interpretação mais recorrente deste sonho é que amigos falsos podem estar à espreita, esperando o momento certo para te enganar ou ferir sua reputação, apesar de vestirem com muita habilidade um disfarce de inocência.

Contudo, há uma leitura muito mais benevolente que vê no rato branco um arauto de boas notícias e de atitudes leais de amigos verdadeiros, que te ajudarão em momentos de dificuldade.

sonhar com rato branco

 

Sonhar com rato morto

Será que sonhar com ratos mortos é uma das poucos instâncias positivas deste artigo? Não. A morte do rato também não traz satisfação. Problemas relacionados à sua saúde ou à de sua família estão entre as possibilidades sugeridas por ele.

Funesto? Também não. Na verdade, TODOS os sonhos são positivos. Quer dizer, eles não existem para prever exatamente o que ocorrerá, mas sim te alertar para o que PODE ocorrer. Assim ele se torna um arrimo para que você se apoie na busca por uma rota mais segura.

Sonhar com rato mordendo

O que significa sonhar que um rato te mordeu? Outro sonho com rato que pressagia traição: a ratazana que te morde representa alguém que provavelmente pretende te prejudicar, movido por ressentimento ou ciúmes.

No entanto, se no sonho o rato morder outra pessoa, talvez quem não esteja sendo bacana com os outros é você mesmo. Atente para o modo como vem tratando alguns amigos e parentes. Seja gentil e honesto com as pessoas que te amam.

Sonhar com rato correndo

O sentido do rato correndo é parecido com o do rato branco: tem trairagem no meio. E possivelmente de alguém próximo! Este é um bom momento para avaliar melhor as pessoas em quem você confia, talvez evitando expor intimidades e compartilhar segredos.

Assim como no sonho com rato branco, é preciso ter muita cautela.

sonhar com rato correndo

Sonhar com rato cinza

O cinza é uma das cores mais comuns em ratos. Sonhar com ratazana com esta tonalidade é um aviso de abalos menores em relacionamentos importantes. O que você deve fazer após este encontro é valorizar aspectos cruciais de suas relações, sobretudo das mais próximas, que você vinha negligenciando.

Lide com este sonho como se fosse um sábio conselho.

Sonhar com rato preto

O que significa sonhar com Gabiru, também chamados de rato-preto? Ratos pretos não trazem boas novas. É basicamente um cinza piorado: ou seja, crises em relacionamentos podem acabar se aprofundando de modo imprevisto. Recomenda-se mais cautela ainda.

Outro significado possível é a aproximação de uma doença. Aproveite para checar a saúde e se cuidar. É sempre melhor prevenir do que remediar, não é mesmo?

Sonhar com muitos ratos

Este sonho é sinal de que algo pode dar errado em sua vida, talvez por conta da ação de um desafeto. Vários ratos também podem significar um período de confusão e indecisão.

De qualquer forma, não se deixe perturbar. É possível que uma pessoa tente mesmo te fazer mal, mas é para isso que existem a resiliência e a paciência. A volta por cima é você quem dá. Já sente o aroma do triunfo?

o que significa sonhar com rato

Sonhar com gato e rato

Talvez alguns de seus relacionamentos sofram mudanças súbitas, pro bem ou pro mal. Isto se aplica tanto a cônjuges quanto a amigos. Sonhar com rato e gato aponta uma forte ligação com sua vida social, antecipando tanto a consolidação de laços afetivo quanto desavenças com capacidade para liquidar namoros e amizades.

Este sonho é um bom lembrete para não tornar sua existência um jogo de gato e rato, tentando dominar ou se submeter a um parceiro/amigo. É bom conservar as coisas em perfeito equilíbrio.

Sonhar com rato marrom

Rato marrom é um meio termo entre cinza e preto. Como assim? Se você tiver passado direto por estes dois, o que queremos dizer é que este sonho não simboliza um problema menor, mas também não é tão grave. Digamos que “intermediário”. Pode ser que você contraia alguma doença leve ou fique brigado por algum tempo com um amigo.

Nada muito terrível. Você é mais forte que isso.

Sonhar com fezes de rato

O que é sonhar com fezes de rato? Ninguém esperava por essa: por mais bizarro que seja, este é um sonho incrivelmente positivo. É signo de prosperidade, de fortuna e de sorte.

Sim, é um significado surpreendente mesmo. E poucas coisas na vida são tão recompensadoras quanto as boas surpresas.

Sonhar que mata um rato

Já dissemos que sonhar com ratos mortos não é um bom presságio, visto que sinaliza a ameaça de infortúnios que pairam sobre sua família. No entanto, se estamos falando de um rato morto por você, o significado é bem diferente. Tenha convicção de que possui consigo a força necessária para superar com facilidade todos os problemas a caminho. Como se eles fossem um mero rato.

Temos certeza de que você vai achá-la de qualquer maneira: o sonho é um aviso, uma metáfora. Não é ciência exata ou fim do calendário maia.

Sonhar com rato na cama

A vida tá pesando, né? Este sonho é um pedido de socorro do seu subconsciente, que já não aguenta mais a quantidade de estresse que você leva para as colchas todas as noites. Também é possível que uma experiência desagradável tenha te marcado bastante recentemente.

Não desanime. Fuja da mesmice. Leve a vida com a paixão de quem sabe ter só uma.

Sonhar que procura um rato

Se você sonhar que está em busca de um rato, provavelmente é uma resposta da sua mente a desejos de crescimento pessoal e profissional. Está atrás de uma grande oportunidade? Não a deixe escapar pela fresta da porta!

significado de sonhar com rato

Sonhar com ratoeira

Sonhou que está armando uma ratoeira? Você não é bobo. Está aproveitando todas as oportunidades para crescer. Sua “armadilha” na verdade apenas reflete como você não deixa nada escapar.

Entretanto, encontrar ratos na ratoeira pode ter o significado inverso: quem pode acabar caindo na ratoeira é você. Não se deixe enganar pelo cheiro do queijo!

Sonhar com ninho de rato

Sonhar com ninho de ratos remete de certo modo ao sentido de sonhar com muitos ratos: prenúncio de eventos desagradáveis e falsos amigos preparando-se para te trair.

Não se deixe abalar. Lembre-se que você não é um rato. Sem se sentir acuado, erga-se após cada queda, pronto para o que der e vier.

Sonhar com ratazana

O que significa sonhar com uma ratazana? Este sonho simboliza a traição e as ações traiçoeiras. Fique atento, pois pode haver alguém querendo se aproveitar da sua inocência e boa vontade. Não se deixe ser usado por ninguém!