Signo de Capricórnio no trabalho – como é o capricorniano no ambiente profissional?

O signo de Capricórnio abrange aqueles que nasceram entre 22 de dezembro e 20 de janeiro. São pessoas muito inteligentes, capazes de ter uma percepção apurada do mundo ao seu redor. Possuem um apreço especial por conquistas e tendem a trabalhar duro em prol delas.

Esse signo, portanto, está diretamente ligado ao trabalho. Dessa forma, podemos compreender bem sobre como se comporta um capricorniano no trabalho já observando a forma como ele leva a sua vida. São pessoas que gostam de rotinas e se adaptam facilmente a isso. Portanto, têm uma capacidade muito grande de se adequar a qualquer expediente de trabalho.

O profissional de Capricórnio pode ser considerado como incansável, pois está sempre disposto a trabalhar. São conduzidos pelo seu perfeccionismo e sua determinação. São capazes de realizar grandes feitos, mas precisam ter os objetivos bem definidos e específicos, pois eles têm uma necessidade muito grande de planejar as suas ações. Por conta disso, não gostam de assumir muitos riscos, o que faz com que se afastem um pouco do empreendedorismo. Porém, o seu gosto pelo controle pode ser algo que os atraia para cargos de chefia.

Os capricornianos costumam ser pessoas bastante práticas. Além disso, são conhecidos por possuírem um forte bom-senso e serem pessoas muito objetivas, não tendo medo de realizar tarefas mais duras e complexas. Gostam muito de passar uma imagem profissional por meio de sua aparência.

Profissões que combinam com o capricorniano

Por conta da necessidade de rotina e planejamento, o capricorniano não gosta de carreiras das quais ele não sinta que possui um caminho para seguir. Ele se sente perdido nesse tipo de situação. Portanto, a profissão ideal para Capricórnio passa por sua necessidade de conhecer a jornada.

Assim, a carreira militar pode ser uma boa escolha, afinal é bastante conhecido que o crescimento na carreira é bastante definido de soldado a marechal. Outra carreira interessante é a de professor, pois lhe permite planejar todo o conteúdo do ano. Normalmente, qualquer cargo no funcionalismo público costuma atender o desejo do capricorniano, especialmente por sua estabilidade. 

Qualidades do capricorniano no trabalho

O nativo de Capricórnio é um trabalhador nato. Seu empenho e determinação são excelentes motores para a realização de suas tarefas no dia a dia, bem como na busca por seus objetivos. São pessoas muito honestas e responsáveis, sendo colegas e empregados exemplares para todos.

Não têm medo das tarefas mais difíceis, pois gostam de sentir que lhes foi confiada uma grande responsabilidade. São organizados, práticos e objetivos, características muito importantes para gerir bem o seu trabalho e conseguir alcançar diversos dos seus objetivos diários. Sabem lidar muito bem com aspectos financeiros e conseguem controlar bem o dinheiro.

Defeitos do capricorniano no trabalho

Porém, por possuírem uma enorme determinação e foco no trabalho, muitas vezes os capricornianos são exigentes demais consigo mesmos. Isso é um fator que os afeta bastante, pois podem ser pessoas pessimistas demais às vezes, o que pode representar um problema no decorrer de sua vida, pois acabam perdendo um pouco de sua forte determinação.

Além disso, costumam não lidar muito bem com mudanças, pois possuem uma preferência muito clara por uma rotina bem definida. Possuem também pouco interesse em ser sociáveis, pois não conseguem dissociar o pessoal do profissional. Isso acarreta diversos problemas em sua vida social, pois negligencia alguns aspectos relacionados a esse lado em prol de seus objetivos.

Colega capricorniano no trabalho

Mesmo apresentando essa dificuldade em se socializar, o profissional de Capricórnio consegue se manter confortável em seu trabalho. É uma pessoa muito justa, portanto trata os colegas com muita cordialidade e os respeita ao máximo. Sua determinação e a força de seu trabalho são contagiantes, e todos se sentem energizados e inspirados por eles.

Chefe capricorniano no trabalho

Um chefe do signo de Capricórnio normalmente gosta de liderar pelo exemplo. Costuma ser muito respeitado por seus funcionários, pois passa uma imagem de disciplina e trabalho duro e espera o mesmo de seus comandados.

Apesar disso, seu tratamento de justiça e paciência com todos faz com que sintam uma relação de paternalismo com o chefe. Porém, como todo bom pai, ele sabe a hora de dar uma dura em seus funcionários, especialmente quando entende que falta a mesma determinação que ele tanto aprecia.

Capricorniano no ambiente de trabalho

No ambiente de trabalho, o capricorniano se sente bastante motivado, pois é o local em que ele sente que está em busca de seus objetivos. Sua praticidade os faz tornas o seu espaço de trabalho em algo mais simples e focado em ser produtivo. Esse foco extremo do capricorniano pode fazer até com que ele seja visto como uma pessoa fria e distante, mas o ponto chave para ele está na sua capacidade de executar as suas tarefas.

Motivações do capricorniano no trabalho

O nativo de Capricórnio possui um certo apreço pelas questões materiais, especialmente pelo signo ser regido pelo elemento Terra. Possuem grandes ambições e trabalham duro justamente para serem bem recompensados. Gostam dos cargos de chefia e de prestígio justamente pelo status que carregam.