Signo de Capricórnio: Características, Amor, Personalidade, Qualidades, Defeitos – Completo

características de capricórnio

O Signo de Capricórnio está relacionado com a organização e a conquista. Os nativos deste signo são ordenados, disciplinados e obedientes,  gostam de ter o controle através da autoridade. Obcecados e ambiciosos com seus objetivos, não medem esforços para conseguir o que desejam.

Possuem disposição e iniciativa para aceitar responsabilidades onde conseguem ter sucesso. Não gostam de parecer fracos ou ineficazes, almejam ser respeitados e admirados. Por sua falta de autoconfiança, podem estar sempre na defensiva.

Capricornianos são metódicos, conservadores, responsáveis, organizados, honestos, tradicionais, eficientes, disciplinados e focados. São estrategistas e pesam os prós e os contras com antecedência perante um problema.

São sensíveis e muitas vezes se sentem sozinhos em momentos da vida. Precisam de companhia, mas podem se isolar devido ao medo de que sejam magoados.

Signo de Capricórnio: data

Os capricornianos são aqueles que nasceram entre os dias 22 de dezembro e 19 de janeiro, e encontram seu oposto e complemento no signo de Câncer.

Têm como elemento a Terra e são regidos pelo planeta Saturno: “o senhor do tempo e da razão”. Esse planeta traça uma personalidade de disciplina e persistência. O nativo de Capricórnio não mede esforços para ter conquistas solidas e duradouras.

Décimo signo do Zodíaco, Capricórnio vem antes de Aquário e depois de Sagitário. Assim como Capricórnio, Touro e Virgem também são signos de Terra. O signo Capricórnio representa a conjunção astral no momento do nascimento, que é responsável por boa parte das características de seus nativos.

Símbolo e Significado do Signo de Capricórnio

O signo é representado por uma cabra, um animal que adora viver livre e solitário e sempre reage de imediato a qualquer contato, assim são os nativos do signo de Capricórnio.

A imagem do signo é representada pela imagem meio cabra e meio peixe, que remete à história grega de Amalteia.

Zeus, filho de Cronos e Reia, quase foi devorado por seu pai (que tinha medo de ser destronado) juntamente com seus irmãos ao nascer. No entanto, sua mãe, Reia, salvou Zeus, trocando-o por uma pedra, que Cronos engoliu sem que percebesse a troca. Reia lhe entregou à Gaia, e essa, por sua vez, alimentou Zeus com os poderes mágicos de uma cabra Amalteia.

Amalteia vivia isolada por sua aparência, e isso fez com que tivesse afeição por Zeus, que cresceu forte devido à sua amamentação mágica.

Quando cresceu, Zeus decidiu se vingar de Cronos. Temendo a morte de Zeus, Amalteia se sacrificou, deixando sua pele como armadura e seu chifre, que iria alimentá-lo para sempre. Zeus preparou uma bebida, que fez seu pai vomitar todos os filhos engolidos. Após anos de uma batalha árdua, Zeus saiu vencedor e condenou Cronos ao Tártaro. Zeus se tornou o deus mais poderoso e o supremo do Panteão. Como símbolo de sua gratidão, Zeus transformou Amalteia na Constelação de Capricórnio.

Signo de Capricórnio: personalidade

Não dão ponto sem nó. Capricórnio é um dos signos mais disciplinados do Zodíaco. Sua disciplina o ajuda a conseguir o que quer. Capricórnio pode parecer duro, mas isso faz com que consiga realizar suas principais tarefas profissionais ou pessoais.

Também são características Capricórnio ter um caráter forte, ambicioso de natureza. Possui qualidades intuitivas e um grande senso prático. Este signo consegue ser afetuoso às pessoas próximas e queridas. Capricórnio é um líder nato e fará tudo para se dar bem. Ama os prazeres da vida. A personalidade de Capricórnio é regida pelos prazeres e sentimentos.

Signo de Capricórnio: características

Capricornianos são como Benjamin Button: rejuvenescem ao longo da vida. Na realidade, o tempo dos capricornianos parece ser diferente do nosso. Atuam devagar e lentamente, mas transformam isso em perseverança.

Signo de Capricórnio – Características – capricornianos são íntegros e prudentes. Dentro os doze signos, são os mais esforçados e trabalhadores.

Bastante dedicados às coisas que lhe agradam, determinam resultados e rotas para poderem analisar se seus esforços valem a pena. São sóbrios e aparentam ser reservados, além de serem donos de uma grande motivação para lograr seus objetivos.

Uma das características de Capricórnio é o fato de serem pouco sociáveis. Só entram em um diálogo caso saiba que possa gerar algum benefício próprio ou para a humanidade. Por pensar sempre grande, tornam-se racionais e frios.

Ao primeiro encontro, o capricorniano parecerá uma pessoa distante, mas não é nada pessoal. Provavelmente algo mais importante estará em sua mente.

Características do signo de Capricórnio no trabalho

Com relação à profissão, o nativo do signo de Capricórnio ocupará um alto cargo, pois possui grande aptidão para liderar e organizar uma empresa.

As melhores profissões para o capricorniano são as bem estruturadas e que possam lhe oferecer uma promoção. Alguns exemplos de profissões para Capricórnio são: professor, militar, médico, funcionário público, advogado.

Defeitos do capricorniano

A questão da humildade é um fator importante a ser observado em Capricórnio. Seu pensamento é o de que ele está sempre certo e os outros errados. Não perdoam com facilidade e não costumam tolerar ninguém por muito tempo.

Capricorniano julga e condena ao mesmo tempo, não conseguindo ver o lado bom e positivo das coisas e das pessoas, e sempre reclamando de algo. Guardador de magoas profundas, costuma se fechar e ficar frio em seu mundo, não querendo ver o outro lado da história.

Signo de Capricórnio: características no amor

Os nativos de Capricórnio são tímidos e carentes no amor.

Leal e fiel até a morte, não perdoam com facilidade. Quando estão em um relacionamento, é porque realmente existe algum sentimento, não são do tipo que se entrega com facilidade.

São serenos e teimosos, grandes características dos signos de Terra. Não perdem tempo em relacionamentos banais. Quando estão com alguém, é porque creem que irá durar a vida toda.

Signos que combinam com Capricórnio

Capricornianos, de forma geral, não demonstram suas emoções, mas conseguem ficar à vontade quando estão em uma relação madura. Valorizam a família e o lar.

Em um relacionamento de amor ou amizade, os signos que mais combinam com Capricórnio são:

Peixes – quando se compreendem mutuamente, têm tudo para darem certo. O capricorniano mostrará como o pisciano deve fazer para manter os pés sobre a terra, e Peixes ensinará como é amar profundamente.

Touro – para ter um relacionamento estável e seguro, o taurino terá que entender a entrega ardente do capricorniano e, ao mesmo tempo, sua falta de paixão.

Escorpião – esta é a combinação perfeita! Os dois se completam nos objetivos, na vida e no sexo.

Câncer – neste caso, como são opostos, um deve entender o outro e deixar a energia fluir. O canceriano ensinará o capricorniano a ser romântico.

A Era de Capricórnio

Segundo a astrologia, a Era de Capricórnio é de 8.001 a.C. a 6.000 a.C. quando houve a formação das famílias com suas tradições, a fecundidade, a pecuária e a agricultura.

Capricórnio, sendo do elemento Terra, assegura a estrutura familiar como uma filosofia de vida, tendo um raciocínio maduro, protegendo seus entes e implantando raízes.