O que significa sonhar com fuga?

Sonhar com fuga, a princípio, pode ser considerado um sonho inusitado para muita gente. Às vezes, ele é tão vívido que o sonhador ou sonhadora pode acordar ofegante ou até suado, como se ele próprio tivesse corrido.

O que significa sonhar com fuga?

Seu significado geral é um tanto quanto contraditório: exatamente por representar o desejo de afastamento de algo ou de alguém, ele quer dizer o oposto, ou seja: existe algo na sua vida que você tem medo de encarar, e por isso evita a todo custo, mas, na verdade, deveria enfrentar, porque esta atitude o fará evoluir em sabedoria, enquanto que continuar fugindo apenas fará o problema crescer, como uma bola de neve, e poderá ocasionar outros problemas no futuro, desnecessariamente. Para Jung, narrativas inconscientes demandam integração com a consciência, para evitar nos adoecer (JUNG et al., 1987) . E o enfrentamento de quem nos persegue no sonho, é uma boa maneira de fazer isso.

Este sonho pode ser enquadrado como um sonho típico, de perseguição, descrito por Freud (2016), o pai da psicanálise, em seu livro seminal “A Interpretação dos Sonhos”. É um sonho que pode ser recorrente, e que demonstra que estamos angustiados com um questão que nos é colocada neste momento, e este pensamento onírico nos indica a necessidade de enfrentar o problema.

Os detalhes são muito importantes, porque mostram, de forma simbólica, do que você está fugindo.

Quer saber o que significa sonhar com fuga? Então, continue lendo!

Sonhar que está fugindo

Dessa forma, o significado de sonhar com fuga está ligado à possibilidade de evolução e renascimento.

Isto quer dizer que você está se deparando com obstáculos e limitações que precisa vencer para continuar no seu caminho de crescimento natural. A atitude positiva que é recomendável seguir depois de um sonho desses é pensar que, ao mostrar isso, a vida está lhe dando uma chance para vencer esse obstáculo, que impede uma evolução maior e melhor. Ou seja, se ela está confiando em você, por que você não confia em si mesmo?

Se, pelo contrário, você não encarar essas questões (que muitas vezes também podem ser situações mal resolvidas de muitos anos atrás), permanecerá estagnado de alguma forma por esse medo.

Sonhar que foge de alguém

Isso quer dizer que, por estar muito bitolado nas suas próprias ideias, não consegue aceitar pontos de vista diferentes dos seus. Você precisa parar e pensar, para atingir um equilíbrio nisso: está certo que você sabe o que é melhor para você, tem direito a ter suas opiniões e precisa decidir por si mesmo, mas às vezes é bom também prestar atenção em ideias diferentes das nossas: quem sabe elas não tragam uma resposta que estávamos procurando desesperadamente apenas com nossos recursos, ou sirvam de material para aprimorarmos as nossas ideias?

Sonhar que foge da polícia

Para muita gente, este sonho pode soar bizarro, porque nunca cometeu nem pensa em cometer um crime. No entanto, o que ele quer dizer é que você sabe, conscientemente ou não, que cometeu um erro, que não necessariamente seja contra a lei, e que tem medo de ter que enfrentar as consequências.

Se isso acontecer com você, procure relaxar para manter a cabeça no lugar, a fim de conseguir superá-las da melhor maneira possível. Esteja preparado para tudo. E procure não cometer de novo os mesmos erros.

Sonhar que foge de assalto

Este, que é um dos mais assustadores, costuma ser tomado como um aviso de que um assalto acontecerá muito em breve. Mas não é disso que se trata. Pense: não dá para evitar um assalto, certo? Portanto, ele simboliza que você está se preocupando demais com questões, para você ou seus parentes e amigos, sobre as quais ninguém tem poder algum, como o aparecimento de alguma doença, falta de dinheiro, acidente, morte súbita… ou mesmo assalto.

É difícil, mas este sonho funciona como uma recomendação para você tirar isso da cabeça, é inútil gastar tempo e energia pensando demais nisso. A única coisa que você consegue é ficar mais ansioso e estressado, o que prejudicará a sua saúde.

Sonhar que foge de tiroteio

Este sonho aponta um problema mais complexo: você não consegue se impor perante os demais. Tem medo de falar sobre as suas ideias pela possibilidade de ser malvisto. Num sentido mais amplo, você se sente inferior aos outros, pois parece não sentir que tem o mesmo direito que eles de ter suas próprias opiniões sobre os assuntos e de estar errado às vezes. Mas há momentos em que evitar um conflito é pior do que ser desrespeitado por não conseguir impor limites.

Se você escapa ileso desse tiroteio, o significado é ainda mais desalentador: não é você que comanda as rédeas da sua vida, ou seja, são outras pessoas que tomam as decisões que são só suas. Desse jeito, você não consegue fazer as coisas que realmente deseja.

Sonhar que foge de briga

Se for brigar com alguém genérico, está enfrentando dificuldades para conviver com os outros, por medo de não ser aceito por eles.

Se for com alguém conhecido, é com esta pessoa que você está tendo seus maiores conflitos neste momento. Mesmo que seja desagradável, é preciso que vocês conversem, pois esta é a melhor maneira de resolvê-los.

Sonhar que foge de presídio

O sentido deste é que você está querendo se libertar de algo ou alguém que o está aprisionando de alguma forma – seja um relacionamento ruim, um emprego de que você não gosta etc.

Ou mesmo algum impedimento que você sente de expressar suas ideias ou talentos, por exemplo. Este sonho é positivo, porque, quando ele acontece, indica que a pessoa já está cansada da situação, finalmente enxergando mais seus prejuízos que suas vantagens, ou seja, está pronta para se libertar.

Existe apenas um porém: nem sempre essa prisão é tão literal, como nos exemplos acima. Muitas vezes, ela se refere a conceitos limitantes que nós mesmos alimentamos na nossa cabeça, como baixa autoestima. Por isso que pode ser mais difícil se livrar de certas prisões.

Sonhar que foge de casamento

Se quem sonha com isso é casado, é um alerta de que você não está dando a devida atenção ao seu relacionamento. Se a vida de casado está chata, veja o que é possível fazer para melhorar a situação.

Se você é solteiro, indica que é melhor permanecer assim, pois estará sujeito a infidelidades e decepções.

Sonhar que foge de animais

Este sonho depende muito de com qual animal você sonhou. Os dois mais comuns são cobra e cachorro:

  • Cobra: ao contrário do que possa parecer, é positivo. Ser perseguido por uma cobra quer dizer que você tem saúde e prestígio suficientes para conseguir tocar os seus projetos para frente, pois está na posição de conseguir coisas praticamente impossíveis para outros. Também pode simbolizar apenas a excelente saúde de que está desfrutando neste momento da sua vida – aproveite!
  • Cachorro: ao contrário do que possa parecer, é negativo. Você está passando por um período em que está mais fácil se envolver em brigas, então evite situações que possam contribuir para isso. Caso já esteja em alguma pendenga, procure resolvê-la com o máximo de prudência, evitando futuras dores de cabeça.

Sonhar que foge de carro

Esse carro mostra que você tem medo de mudanças na sua vida. No entanto, é necessário que você as aceite, e assim possa evoluir, pode ser que para uma situação ainda melhor, por que não?

Se fugiu de um acidente, você vai passar por algumas dificuldades, mas vai conseguir superá-las porque tem capacidade para isso. Então, não hesite em confiar em si mesmo!

Sonhar que foge de moto

Este sinaliza que já passou o tempo em que você podia se dar ao luxo de entregar suas responsabilidades para os outros resolvê-las. Portanto, assuma-as, porque algumas coisas na sua vida só dependem de você.

Sonhar que vê alguém fugindo

Você precisa tomar uma decisão importante a respeito da sua vida amorosa. Mas, quando é este sonho que aparece, significa que você já sabe qual deve ser a sua resposta, precisa apenas se munir de um pouco de coragem para enfrentar a situação.

Atualizado em 03/08/2020

Referências:

FREUD, Sigmund. A interpretação dos sonhos. Tradução Renato Zwick. Porto Alegre, RS, Brasil: L & PM Ed., 2016.

JUNG, Carl G. et al., O HOMEM E SEUS SÍMBOLOS, 4 ª edição, Rio de Janeiro – Brasil, Editora Nova Fronteira, 1987.

———————–

Compartilhe os seus sonhos!