O que significa sonhar com dentadura?

Sonhar com dentadura pode ser bem estranho, mas não é algo necessariamente ruim. Não tem um significado negativo na maior parte das vezes, mas tome o sonho como um aviso de seu subconsciente, um empurrão na direção certa para sua felicidade e bem-estar.

O que significa sonhar com dentadura?

Dentaduras são próteses dentárias que servem para substituir os dentes danificados ou em queda. Embora, na realidade, sejam extremamente úteis, nos sonhos elas são mais comumente associadas com a ideia de falsidade.

Sonhos com dentadura em geral indicam um excesso de pressão para fingir ser alguém que você não é. São surpreendentemente comuns – o que faz sentido em um mundo regido pelas falsas aparências e julgamentos superficiais. Pode ser que seu subconsciente esteja alertando você para o peso que é ostentar uma falsa versão de si para agradar aos outros. Ou será que sua máscara está no lugar por uma busca pela felicidade? Seus sonhos podem estar tentando te alertar para o fato de que, enquanto você não aceitar a si mesmo, a felicidade não será verdadeira.

Também significa que é hora de parar de fingir sentimentos e opiniões. A melhor forma de obter sucesso é ser você mesmo, e mentiras tem uma tendência a se acumular e causar um peso excessivo sobre as costas de qualquer um.

Não se assuste, afinal, é um alerta, não algo ruim. O sonho é uma forma de você identificar o que está acontecendo e lutar para melhorar. Além disso, o significado de sonhar com dentadura varia conforme a complexidade do sonho, podendo até ser algo positivo. Se você se lembra mais detalhes de seu sonho, continue lendo para saber o que significa sonhar com dentadura em determinadas circunstâncias.

Sonhar que vê uma dentadura

Sonhar que você viu uma dentadura é um sinal de surpresa – provavelmente melhor do que a que você teve no sonho. Anda se envolvendo em situações difíceis de sair? Agora é a hora de tentar novamente – o sonho é sinal de que você receberá apoio e auxílio de quem menos espera – ou em momentos em que menos espera receber.

Não quer dizer que é para você deixar de correr atrás de soluções por conta própria: o sonho não é mágico, nem indica um milagre. Mostra apenas que, com seu esforço, combinado ao de pessoas próximas que cruzem seu caminho, mesmo o maior dilema pode ser solucionado com menos dor de cabeça.

Sonhar que usa uma dentadura

Sonhar que seus dentes são, na verdade, uma dentadura, representa o ato de mentir para si mesmo. Ao invés de encarar um dentista, admirar seu próprio sorriso ou escovar seus próprios dentes, você se vê com algo retirável, descartável – embora possa ser caro. O sonho indica a tendência a ignorar a verdade que está diante de seus olhos em favor de uma mentira mais agradável.

A verdade sempre ressurge, sonhador, e não é diferente quando a vítima da mentira é você mesmo. Essa desonestidade está te consumindo de tal forma que está aparecendo em seus sonhos. Portanto, sorria para o espelho, aceite seus próprios traços e suas próprias verdades.

Sonhar com dentadura no copo

Sonhar com a dentadura dentro de um copo é sinal de que você é uma pessoa que valoriza sua própria vida. Isso é ótimo! Seu senso de autopreservação está em alta, e você sabe cuidar de si mesmo melhor do que qualquer pessoa. Continue nesse caminho, só não se esqueça que, às vezes, não é errado pedir – ou querer – ajuda.

Sonhar com dentadura de outra pessoa

Se a dentadura em seus sonhos não pertencia a você, mas sim a outra pessoa, alguém conhecido, é sinal de excesso de desconfiança. Pode ser que você esteja demandando muito pouco dessa pessoa quando, na verdade, ela é capaz de muito mais se você apenas confiar nela. Ou então a falta de confiança esteja afastando alguém importante de você.

Agora, se o sonho envolvia a dentadura de um desconhecido, o sinal de é de falsidade. Cuidado com pessoas se aproximando de você por interesse e para tirar vantagem.

Sonhar que está lavando a dentadura

Sonhar que está lavando a dentadura está associado à ideia de limpeza, de livrar-se de impurezas – especificamente relacionadas ao silêncio e ao barulho. Significa que você está pronto para se livrar das desonestidades ao seu redor – e daquelas envolvendo suas próprias ações.

É hora de aceitar e encarar a verdade, de colocar as cartas na mesa com as pessoas de quem você gosta, e de parar de ignorar problemas que estejam te assustando. O sonho deixa claro que você está preparado.

Sonhar com dentadura caindo da boca

Sonhar com a dentadura caindo de sua boca não é algo muito bom. É sinal de que suas preocupações e desafios podem estar consumindo você, acumulando-se, e podendo levar a perdas – especialmente de bens materiais e financeiras. Cuidado para não se envolver com apostas ou para não tomar riscos demais. Arriscar-se é necessário para seguir a vida, mas talvez seja uma ideia tomar riscos calculados e não na base da impulsividade.

O sonho também pode significar que a verdade sobre algum segredo ou mentira finalmente será revelada e causará mudanças. Pode ser que você esteja pronto para admitir algo que tem ocultado das pessoas mais próximas – e as mudanças consequentes têm tudo para ser excelentes.

Sonhar com dentadura fora da boca

Sonhar que a dentadura estava fora da sua boca está relacionado a seu estado emocional. Indica que você está em uma fase frágil, de carência, e precisa de mais apoio das pessoas que você ama do que nunca.

Só cuide para não depositar tudo nos outros e sobrecarregar as pessoas com seus problemas – amigos são ótimos conselheiros, mas não são psicólogos e têm problemas próprios. Muita negatividade e drama – mesmo que justificado – não é justo com ninguém. Não significa que deve guardar para si: cerque-se de pessoas queridas, separe os problemas, e aos poucos obtenha mais leveza em sua vida.

Cuidado também com sua fragilidade emocional em alguns momentos. Se não estiver dando conta do peso de seus problemas e dificuldades, está tudo bem, é só pedir ajuda.

Agora, se ela estava fora da boca porque você perdeu a dentadura, leia mais abaixo, pois o significado é um pouco diferente.

Sonhar que perde a dentadura

Perder a dentadura pode ser algo embaraçoso. Nos sonhos, representa a solidão e a necessidade de independência. Não é algo ruim, significa que você tem um destino certo a perseguir, e representa a importância do relacionamento com familiares para superar dificuldades. Confie nas pessoas próximas a você, apoie-as da mesma forma que elas te apoiam.

Sonhar com dentadura suja

Lave a dentadura! No caso, não é possível se a dentadura suja estava em seu sonho, mas é um sinal de que você deve lavar o que ela representa – a falta de valor que você atribui a si mesmo.

É hora de parar de fazer tudo pelos outros sem receber nada em troca. Não que ajudar e doar seu tempo para alguém ou algo importante seja ruim: é ótimo. A questão é que há uma linha tênue entre ajudar e ser um capacho de alguém, e seu sonho indica que você pode tê-la cruzado – ou está prestes a cruzá-la. Valorize-se e valorize aqueles que de fato merecem.

Compartilhe os seus sonhos!