O que significa sonhar com ciúmes?

Em algum momento (ou vários) da vida, você deve ter sentido ciúmes de alguém. Afinal, esta é uma reação espontânea do ser humano, embora nem sempre positiva.

Geralmente sentimos ciúmes da atenção que alguém que amamos dispensa a outra pessoa. Ou do prestígio que um colega de trabalho está recebendo em nosso lugar. Sentimos ciúmes do parceiro amoroso, dos nossos pais, irmãos ou amigos. Podemos sentir ciúmes até mesmo do nosso pet!

Ciúmes bobos, que aparecem e vão embora rápido, são aceitáveis. Mas, quando esse sentimento se torna obsessivo, pode ser muito prejudicial para nossa vida.

Se você sonhou que estava com ciúmes, isso pode estar relacionado ao medo que você tem de perder alguém que ama ou à falta de confiança em um(a) namorado (a) ou marido (esposa).

Também, segundo a psicanálise, sonhos com ciúmes têm a ver com uma situação mal resolvida com os pais, que leva alguém a se sentir inseguro em relação à pessoa que ama. Será esse o seu caso?

Quando os ciúmes ultrapassam os limites, é aconselhável até mesmo uma terapia para aprender a lidar com esse sentimento. Mas, o que acontece quando o ciúme aparece até nos seus sonhos? Vamos analisar esse assunto e ajudar você a entender o que significa sonhar com ciúmes.

Ciúme e insegurança: o recado do sonho

Se você teve um sonho estranho, no qual teve uma crise de ciúmes, mesmo que isso não seja de sua natureza, é importante tentar analisar o sentido e as mensagens ocultas nesse sonho.

Em linhas gerais, o significado de sonhar com ciúmes tem relação com medos (às vezes irreais) de perda. Quanto mais forte o sentimento, maior a intensidade do ciúme. Seja na vida real ou nos sonhos.

Para entender o que isso significa, procure rever detalhes desse sonho – onde aconteceu, com quem você estava, que situação despertou seus ciúmes?

É possível que, ao produzir esse sonho, o seu subconsciente esteja lançando um alerta para que você corrija um comportamento imaturo e infantil que tem apresentado em seus relacionamentos mais próximos. Não necessariamente na relação amorosa, mas com as pessoas em geral – amigos, irmãos, filhos etc.

Para entender melhor, vamos conhecer o significado de alguns casos mais comuns de sonhos com ciúmes.

Sonhar que está com ciúmes de namorado

Esse sonho mostra uma preocupação excessiva que você tem em agradar a pessoa que ama. Indica que esse sentimento de insegurança e medo de perder pode levar você a se comportar de forma diferente do seu usual: ou muito solícita, atenciosa ou muito passiva.

O conselho oculto nesse sonho é: não vale a pena você mudar sua personalidade para agradar ninguém. Além disso, sonhar com ciúmes de namorado pode ser um alerta para que você se coloque em primeiro lugar na sua vida. Afinal, quanto mais você se valorizar, melhor será para o seu relacionamento.

Sonhar que briga por causa de ciúmes

Se no seu sonho, você está brigando ou discutindo por conta de ciúmes de alguém, existe alguma área de grande insegurança em sua vida.

Pode não ser necessariamente em relação a um marido, namorado, mas um aviso de que, em algum setor de sua vida, você não está se dando o valor necessário.

Procure avaliar até que ponto você se orgulha de si mesma ou precisa sempre de atenção e reconhecimento do outro?

Sonhar com crise de ciúmes

Esse sonho é um aviso para que você procure policiar mais seus sentimentos e reações. Não deixe que qualquer insatisfação sua leve a uma explosão. 

A reação por conta de ciúmes, mesmo que no sonho, mostra que você está frustrada com a falta de reconhecimento que está recebendo em alguma área da sua vida. É possível que esteja aumentando uma situação ou mesmo criando “caraminholas” de algo que nem existe. Reserve um tempo só para se cuidar, sem depender de mais ninguém.

Sonhar com ciúmes do marido (esposa)

Esse sonho pode ter duas interpretações, mas ambas relacionadas a cuidar do relacionamento.

A primeira: você pode estar frustrada por não receber atenção ou elogios do seu parceiro – e se sente desvalorizada. É por isso que seu inconsciente está trazendo esse problema à tona: para te lembrar que não é no outro que deve buscar a valorização, mas sim dentro de si mesma.

A segunda: será que você está dando a atenção devida ao seu parceiro? Talvez você esteja tão voltada para si, que não percebe que o outro também precisa de cuidados e carinho. Mudar de atitude pode melhorar a situação para os dois lados.

Sonhar com ciúmes de ex

Esse sonho pode indicar um problema mal resolvido no passado: um rompimento que você não conseguiu processar direito, alguém que você não esquece, mesmo que já tenha partido para outra. Por outro lado, pode ser que esse sonho revele um padrão de comportamento seu: você não consegue desapegar de nada.

Mesmo que não queira mais (um amor, um objeto, um emprego), você não aceita a ideia de que outra pessoa possua algo que foi seu. Trabalhe melhor esse sentimento, descubra a raiz dessa atitude e liberte-se para viver melhor.

Sonhar com uma pessoa ciumenta

Pode ser que este sonho esteja revelando que existe alguém na sua vida que se porta como uma pessoa possessiva. Seu inconsciente está mandando um recado de que não é saudável viver com tanta pressão e cobrança.

Mas, também pode indicar que é você quem tem um comportamento possessivo e obsessivo que está trazendo sofrimento para sua vida, ainda que você nem perceba de imediato.

Seja qual for o caso, vamos trabalhar a raiz de toda essa insegurança e cobranças? Cuidado também com pessoas negativas à sua volta para que não roubem todas as suas energias.

Sonhar com ciúmes de criança

Esse sonho revela que você carrega uma grande insegurança dentro de si. Também indica que você age muitas vezes de forma imatura nos relacionamentos, seja amoroso, familiar ou entre amigos. Para entender melhor, lembre-se de que uma criança exige sempre atenção, até porque ainda é dependente de cuidados. Mas, um adulto não.

É esse o recado que esse sonho traz para você: cresça e deixe de lado atitudes infantis.

Por outro lado, o sonho com criança pode indicar que você se sente desvalorizado por alguém que representa em sua vida a figura paterna/materna. A necessidade de aprovação está trazendo à tona essas questões em forma de sonho.

Sonhar com ciúmes no trabalho

Este sonho mostra que você está se sentindo pressionado e sobrecarregado em seu trabalho (ou em um projeto específico), o que faz com que sinta que não está recebendo o reconhecimento necessário.

Procure não levar problemas profissionais para o lado pessoal. Para ser valorizado, você precisa antes se dar mais valor e confiar mais em sua capacidade.

Sonhar que não tem ciúmes

Em princípio, esse sonho parece indicar que você é uma pessoa autoconfiante e bem resolvida. Porém, a mensagem oculta é que você tem um pouco de receio de se envolver e, por isso, se mantém muito controlada nos relacionamentos.

Ter ciúmes não é muito positivo, porém, ausência total desse sentimento pode significar que você não está se entregando de verdade. Busque o equilíbrio – nas relações amorosas, de amizade ou familiares – e seja feliz!