O que significa sonhar com cachoeira?

Antes de falarmos o que significa sonhar com cachoeira, é interessante compreendermos o que são os arquétipos. Arquétipos são padrões universais que emanam do inconsciente coletivo, ou seja, (segundo o conceituado psiquiatra suíço Carl Gustav Jung) são informações impessoais que consubstanciamos coletivamente durante o processo de desenvolvimento da vida.

sonhar com banho de cachoeira

A água é o equivalente líquido da luz, portanto, o significado de sonhar com cachoeira induz à interpretação do simbolismo que a água possui, porém, faz-se necessário que certos elementos também sejam levados em conta, como o movimento, a queda d’agua e sua força se digladiando com as rochas aos seus pés. Estes são pontos cruciais para a que observemos pela correta perspectiva o que significa sonhar com cachoeira.

Essas informações migraram entre cada um de nós como indivíduos, criando o inconsciente coletivo, uma forma comum de compreensão de imagens que se transfiguram além do que simplesmente são, transmitindo, assim, uma mensagem universalmente aceita por cada um de nós. Por exemplo, o arquétipo da cachoeira revela a limpeza e a purificação.

Sonhar com cachoeira suja

Sonhar com cachoeira de água suja significa que você possui emoções represadas, e são estas emoções que estão deixando a sua torrente de sentimentos escurecida. A cachoeira flui como devem fluir nossos sentimentos para que possamos nos manter saudáveis. Represar estes sentimentos e esconder o que você sente compactua negativamente para sua saúde.

Deixar os sentimentos fluírem não significa, por sua vez, que você deva dizer tudo o que sente ou pensa. Os sentimentos, quando fluem, levam embora mágoas e ressentimentos, por isso, não deixe que experiências ruins ou pessoas carregadas influam em seu bem-estar. Este é um momento em que sua psiquê necessita de boas energias e positivismo.

Sonhar com cachoeira e mar

É uma representação de seu convívio familiar, tensões e conectividade com aqueles com quem você mantém laços consanguíneos ou os considera como família. Se o mar e a cachoeira possuíam águas calmas, isso sugere um período de plena paz e equilíbrio em sua família. Vocês estão conectados e a comunicação é transparente e sem espaço para mal-entendidos.

Agora, se as águas estavam agitadas, é provável que haverá disputas e discussões que possam gerar desgaste no relacionamento familiar. Neste caso, procure medir as palavras e evitar o estresse. A família é tudo o que realmente temos, mesmo quando pensamos que ela é fonte de problemas, sua família é o seu clã.

Sonhar com cachoeira e catarata

Cataratas possuem uma imensa quantidade de água que despenca com muita força e poder. Isso é uma manifestação de seu eu interior sobre sentimentos contraditórios, confusos e com os quais você não está sabendo lidar ou compreender. O que deixa isso mais complexo é que, muitas vezes, pode ser difícil pra você mesmo entender ou distinguir que sentimentos são estes.

Buscar ajuda profissional neste momento pode ser muito útil, apaziguante e até mesmo revelador. Busque respostas e aproveite para se conhecer melhor. Imagine um veículo que está todo desregulado; os freios não funcionam bem, ele gasta mais combustível, você tem mais despesas e além de tudo corre mais riscos no trânsito. Seus sentimentos, quando confusos, deixam você mais ou menos da mesma forma. Desregulado, sem ânimo, estressado e minam com sua saúde. Não permita que isso aconteça.

Sonhar com cachoeira seca

Se em seu sonho você vê uma queda por onde deveria verter uma cachoeira, mas ela está seca, mais uma vez este é um sonho que representa sentimentos contidos que não estão fluindo da forma correta. O poeta romano Juvenal escreveu em sua famosa Sátira X “Mens sana in corpore sano” – uma mente sã em um corpo são. Ele se referia em seu texto que isso era tudo o que alguém poderia desejar na vida.

O poeta estava completamente certo, mas, para que alcancemos esta mente sã e consequentemente desenvolvamos um corpo são, nossos sentimentos precisam fluir e não ficarem represados ou secos. Não cultive mágoas e ressentimentos, promova a fluidez que leva embora tudo o que não for positivo e benéfico.

Sonhar que mergulha na cachoeira

Existem centenas de músicas que versam sobre a purificação que simboliza um mergulho em uma cachoeira. Esta é uma crença explicitamente arquetípica e sonhar que mergulha em uma cachoeira representa exatamente isso. É um símbolo de renovação, um presságio de que sua vida está para mudar para melhor. Provavelmente você viveu ou está vivendo momentos intensos e que causaram abalos em sua estrutura emocional.

Saiba que isto está prestes a mudar. Mas não se esqueça, um presságio ou um sinal, acontece não porque algo mágico irá transformar a sua vida, mas porque o que você tem feito te guia para a esta renovação e revitalização, portanto, mantenha-se no bom caminho e certamente tudo dará certo.

sonhar com cachoeira

Sonhar com cachoeira de águas cristalinas

É um bom presságio. Sonhar com cachoeira de águas cristalinas simboliza autoconhecimento, pois águas claras nos permitem ver o fundo, e este fundo é o seu próprio interior. Você consegue distinguir o que vai bem e o que vai mal em sua vida e essa percepção é uma benção aos que a utilizam com sabedoria. Aproveite o período para abrir um negócio, se arriscar mais em seus empreendimentos, planejar e plantar para o futuro. É hora de tomar decisões e não postergar nada para depois.

Sonhar tomando banho de cachoeira

Semelhante ao mergulho, sonhar que toma um banho de cachoeira representa renovação e limpeza espiritual. Você está no bom caminho e deve continuar por ele. Sua vida em breve passará por momentos de renovação.

Sonhar caindo de uma cachoeira

Sonhar que está caindo de uma cachoeira indica que você tem medo de tudo o que seja novo e se apega muito às coisas como elas são. Aceitarmos é importante, no entanto, isso não pode significar que você não possa tentar mudá-las ou experimentar algo novo desde que isso seja positivo e não atinja você ou outros à sua volta negativamente. Agora, se você sonhou que um amigo caía de uma cachoeira, atente-se para que atitudes equivocadas não prejudiquem suas amizades.

Sonhar com cachoeira agitada

Sonhar com cachoeira de águas agitadas é um símbolo de turbulência emocional, portanto, não deixe que sentimentos que não lhe trazem nada de positivo te afetem de forma negativa. Vá atrás de aconselhamento com um profissional ou mesmo com o líder espiritual que representa a sua fé.