O lado mais sombrio de cada signo

Os doze signos do zodíaco representam características gerais que as pessoas possuem em comum. Para compreender melhor a influência dos astros sobre a personalidade, o ideal é lidar com essas questões como tendências, e não como algo determinado, porque se o próprio destino está sujeito a mudanças, o comportamento também pode mudar.

o lado sombrio de cada signo

O horóscopo, além de aconselhar sobre o que somos e do que pode nos acontecer, também nos instrui a respeito daquilo que podemos melhorar, já que os doze signos do zodíaco representam o karma, algo que temos de superar, ou seja, nossa missão na terra.

A fim de auxiliar na nossa evolução como indivíduos, é muito importante falar sobre qual o lado sombrio de cada signo. Por mais que seja desagradável lidar com os próprios defeitos, o primeiro passo para superá-los é ser capaz de reconhecê-los.

Por isso, confira a seguir o que o horóscopo revela a respeito do lado obscuro de cada signo, além de algumas dicas para superar todas as adversidades que carregam.

O lado sombrio de Áries

Áries é o signo de Ares, o deus grego da guerra. Áries é fogo, o primeiro do zodíaco, como uma criança impulsiva e sedenta por tudo ao seu redor. É famosa a fúria e impaciência ariana, em especial quando ele sente sua impulsividade sendo contida.

O problema não está na energia ou na determinação, e sim a dificuldade que o nativo desse signo tem em compreender que tudo tem o seu tempo. Ter paciência para planejar a longo prazo lhe trará sucesso em seus grandes objetivos.

O lado sombrio de Touro

Dentre as características tidas como o lado ruim do signo de Touro, podemos mencionar a preguiça e a teimosia. É natural do taurino se empenhar para que as coisas se mantenham dentro de sua esfera de conforto, para que não tenha com o que se preocupar depois.

A raiz do problema é que o nativo do signo de Touro quer manter sua zona de conforto.  Para lidar com a preguiça e a teimosia, o taurino precisa entender que as coisas mudam, e por isso é importante saber ser flexível e antecipar situações que possam gerar desconforto.

O lado sombrio de Gêmeos

Entre os principais defeitos do signo de Gêmeos, podemos destacar que os geminianos sempre têm muito a dizer e acabam decepcionando na hora de ouvir. Gêmeos é o signo da comunicação, e com uma mente agitada, acaba por exagerar ao transformar seus pensamentos em palavras.

O que pode auxiliar o geminiano a lidar com isso é a empatia, lembrar de que a comunicação é uma via de mão dupla, e que às vezes palavras em excesso atrapalham na hora de falar algo. Respire fundo, organize as suas ideias e leve em conta a pessoa com quem você está falando.

O lado sombrio de Câncer

Câncer é cardinal entre os signos da Água, um dos mais ligados ao lado emocional, e é justamente aí que reside os maiores defeitos desse signo. O canceriano tende a se sobrecarregar em seus próprios sentimentos e acabam sendo muito afetados pelas energias ao seu redor.

É de grande importância que o nativo do signo de Câncer saiba ponderar e não deixe que suas preocupações ocupem espaço demais, é hora de ser mais seletivo e saber usar dessa entrega para o que é relevante.

O lado sombrio de Leão

O lado obscuro do signo de Leão sem dúvidas alguma está ligado ao seu ego. É um signo regido pelo Sol, e que se apega às próprias realizações e capacidades, às vezes até demais, o que os faz ser considerados arrogantes e egocêntricos.

O remédio está na humildade. Olhar para o outro mais a fundo o fará ver que todos possuem qualidades, assim como defeitos, e a convivência do nativo do signo de Leão será mais harmônica quando ele pôr o outro como um igual ao invés de se sentir superior.

O lado sombrio de Virgem

O signo de Virgem é conhecido pelo seu apreço pela organização, sua própria noção de ordem, e o lado obscuro desse signo se manifesta quando há algo, por menor que seja, fora de seus conformes.

Para evitar a obsessão e paranoia, o virginiano deve ter serenidade ao determinar o que realmente é digno de sua atenção, muitas coisas são pequenas demais para tanta energia que o nativo do signo de Virgem empenha nelas.

O lado sombrio de Libra

Os librianos são pessoas com uma grande tendência a ponderar as situações antes de agir, e o lado obscuro desse signo se manifesta quando o nativo do signo de Libra se torna hesitante demais e acaba deixando oportunidades passarem quando a situação exige uma ação mais direta.

O que Libra precisa é de um maior desprendimento, perder um pouco do medo e da insegurança. É sempre bom se preparar para as coisas, mas nem sempre podemos antecipar tudo, por vezes é necessário se jogar de cabeça.

O lado sombrio de Escorpião

Muito se fala sobre o comportamento manipulador de Escorpião, que pode ser considerado o lado obscuro desse signo, uma vez que o escorpiano sempre gosta de ter o controle da situação, o que pode levar com que ele acabe se tornando um pouco abusivo, ainda que discretamente.

Uma das causas dessa característica de Escorpião é a desconfiança, por isso a melhor solução é buscar se relacionar com quem se possa confiar, criar situações em que seja possível abaixar um pouco a guarda.

O lado sombrio de Sagitário

Sagitário é um signo bem conhecido pelo espírito jovial e descontraído, porém, o lado ruim do signo é a falta de compromisso, em especial com questões mais sérias e burocráticas. Por vezes é tido por alguém irresponsável e inconsequente e que não quer “nada com nada”.

Para lidar com isso da melhor maneira, é bom ampliar um pouco a visão, deixar de ser tão imediatista, levar em conta que há toda uma vida a ser aproveitada e que decisões que tomamos agora de maneira impensada certamente cobrarão seu preço mais adiante.

O lado sombrio de Capricórnio

Capricórnio é o signo cardinal da Terra, tipicamente apegado às suas realizações materiais, e é aí que reside o lado mesquinho e obscuro desse signo. Quando o capricorniano se torna frio e calculista demais em suas ambições, acaba por afetar até mesmo quem está ao seu redor.

Para superar essa questão, nada melhor para quem é de Capricórnio do que exercitar o desapego. É claro que o fruto do esforço é sagrado, mas se deve levar em conta que nem todo ganho material é vantajoso.

Lado sombrio de Aquário

Para os aquarianos, o lado negativo do signo tem muito a ver com o espírito rebelde e contestador das pessoas de Aquário. A dificuldade em aceitar e se conformar às vezes leva o aquariano a certos extremos que atrapalham a sua convivência em sociedade.

Como contraponto, o aquariano deve ponderar melhor a sua inconformidade. Por mais que seja razoável contestar o mundo como um todo, existem maneiras mais eficientes e harmônicas de lidar com aquilo que não aceitamos.

Lado Sombrio de Peixes

O lado sombrio do signo de Peixes está no modo em que seus nativos se perdem na realidade, e acabam se perdendo em seus idealismos, sendo tidos como excessivamente idealistas, sonhadoras e distante da realidade.

Muitas vezes, o signo de Peixes cria esse mundo idealizado porque é muito empático e busca se blindar do sofrimento e das decepções. Leve em conta que não se dá para combater desilusões com novas ilusões.