Mercúrio em Capricórnio: características do planeta na vida do capricorniano

O signo de Capricórnio, o décimo de doze do Zodíaco Ocidental, faz parte do trio de signos do elemento Terra, junto ao signo de Touro e de Virgem. Capricórnio é regido pelo planeta Saturno e tem como símbolo a imagem de um animal com chifres de bode e cauda de peixe. Os capricornianos têm como principais características a responsabilidade, a ambição e a disciplina.

Porém, assim como o planeta Mercúrio pode nos mostrar no mapa astral, o Sol (que representa o signo regente do seu mapa, neste caso, Capricórnio) é somente um de muitos componentes responsáveis pelas características que afloram nos indivíduos.

Adiante, você poderá observar quais são as características dessas pessoas e ficar por dentro de tudo sobre Mercúrio em Capricórnio. Você imagina o que isso pode significar?

características de mercúrio em capricórnio

Mercúrio no Mapa Astral

O planeta Mercúrio, no mapa astral, simboliza o intelecto. Esse atributo representa o modo como raciocinamos, falamos, agimos, escrevemos, nos comunicamos e, ainda, como nos movimentamos no mundo.

Da mesma forma que a maioria dos signos tem muitas diferenças, a posição do planeta Mercúrio influencia as pessoas de formas diferentes, como será possível ver a seguir.

Características do Mercúrio em Capricórnio

A pessoa que tem Mercúrio em Capricórnio se comunica e expressa sua capacidade de raciocínio de forma lenta, cautelosa, construtiva e prática. Todavia, a comunicação com essa pessoa pode ser, em certo ponto, agressiva, sem abertura de espaço para prorrogação do diálogo e/ou do debate, principalmente quando se contraria seu ponto de vista.

Ela tem facilidade em cálculos matemáticos, mas o processo de estudo é lento e estável. Tende a manter o que diz, a ser ambicioso, realista, prático e, às vezes, pessimista. Essa pessoa conta com uma personalidade forte, determinada e com extrema capacidade de decisão. Prefere realizar planos a longo prazo e cuida minuciosamente para que sejam executados. É uma pessoa cuidadosa e que preza pela qualidade, com intuição afiada, seriedade e disciplina.

Apesar disso, o mercúrio-capricorniano corre o risco de ser inflexível quanto às suas atitudes, mal-humorado e controlador quanto à prevenção de conflitos. Este nativo tem preocupações com realizações materiais e enfrenta alguns problemas por não ser autoconfiante. É de seu gosto que sejam admirados e respeitados por grandes feitos, o uso de metodologias e estratégias para planejar seus próximos passos.

Em confronto com o que parece, por mais que tenham personalidade forte, são sensíveis e, além de serem pouco sociáveis, podem se sentir solitários em algum momento. Apesar da sensação de distância que seu isolamento traz, as pessoas que tem Mercúrio em Capricórnio agem no modo de defesa quando não estão em um lugar ou acompanhadas de pessoas que as façam sentir seguras. Mas serem mais racionais do que os demais signos não quer dizer que não tenham coração.

Mercúrio em Capricórnio no Amor

As pessoas que têm Mercúrio em Capricórnio apreciam a estabilidade em qualquer área de suas vidas. E no âmbito amoroso não é diferente. Situações de dependência, em qualquer área, não são agradáveis ao mercúrio-capricorniano.

Eles apreciam o controle dos seus próprios sentimentos. Por esse motivo, não gostam quando terceiros lhe digam como ser, agir, o que fazer e, o pior, que lhe cobrem resultados. Prezam pelo sentimento de liberdade e afastam qualquer coisa que tente impedi-la.

Quando estão inseridos em um relacionamento, esses nativos fazem questão de se mostrar responsáveis, determinados e eficientes, mas tendem a ter pouco senso de humor, equilíbrio emocional e a reclamar frequentemente.

Mercúrio em Capricórnio no Trabalho

Os mercúrio-capricornianos são as pessoas que mais se interessam pelo trabalho. Eles planejam seus passos com muito cuidado e análise, de forma que fazem o que for necessário para alcançar seus sonhos. 

Eles não toleram pessoas que arranjam desculpas para justificar alguma dificuldade ou luta perdida. Eles acreditam que tudo pode ser alcançado através de um planejamento bem feito, dedicação e organização. Um om mercúrio-capricorniano não resiste a um bom desafio.

No campo profissional, tendem a levar mais tempo para evoluir de cargos, mas, quando chegam lá, ficam estáveis por um longo período. Ainda, por saberem administrar seu tempo e manusear seu dinheiro com responsabilidade, eles tendem a ser eficazes no meio profissional.

Sua paciência e disciplina podem desenvolver habilidades para que a pessoa atue na área dos negócios, da ciência e dos demais campos que necessitem de capacidade administrativa.

Mercúrio em Capricórnio nas Amizades

Nativos de Mercúrio em Capricórnio são verdadeiros em relação aos seus amigos e pessoas próximas. Seu ciclo de amizade é seleto e confiável: normalmente são indivíduos fiéis, responsáveis e organizados. Costumam presenteá-los ou ajudá-los financeiramente.

Há a possibilidade de se tornarem controladores quanto à prevenção de conflitos, mas o fazem pensando no bem-estar geral. Apesar de preferirem que as coisas sejam feitas do seu jeito, não há relutância quanto às ideias e sugestões de terceiros, pois acredita que, se todos cooperarem e derem o melhor de si, o objetivo será alcançando de forma mais rápida e fácil.

Mercúrio em Capricórnio na Família

As pessoas que têm Mercúrio em Capricórnio são muito apegadas à família, buscando estar com elas sempre que possível. Para além dos laços sanguíneos, o mercúrio-capricorniano possui um grupo pequeno e seleto de amigos que podem ser considerados parte da família. Em uma vida de busca pela estabilidade, a família é um ponto que elas sentem que sempre estará lá.

Compartilhe os seus sonhos!