Características do signo de Rato no Horóscopo Chinês

Os nativos do signo de Rato no horóscopo chinês podem ser sintetizados como astutos. Com sua astúcia, elaboram pensamentos rapidamente, adaptam-se aos mais diversos contextos e situações, e se livram de problemas de maneiras inacreditavelmente inteligentes.

Rato no horóscopo chinês

São, sobretudo, perspicazes, e passam pela vida dos outros intensamente num piscar de olhos. Conhecer um rato é sempre uma incógnita: são grandes amigos e companheiros, mas é impossível prever seus movimentos, assim como é difícil acompanhá-los em suas tomadas de decisão.

Anos de nascimento do Rato

Observe a seguir os nascidos sob o signo do Rato:

1936, 1948, 1960, 1972, 1984, 1996, 2008, 2020

Características do signo de Rato

O nativo do signo de Rato é conhecido por sua perspicácia e agilidade. É alguém de pensamento rápido e muito acintoso, que não mede muito suas palavras e as utiliza em seu favor quando necessário. Costuma ser uma boa companhia, agradável, generoso e divertido, capaz de proporcionar boas risadas com a rapidez que formula piadas.

Sua astúcia, no entanto, não inibe sua sensatez. Sabe analisar as situações e dificilmente age por impulso ou irracionalmente. É bastante equilibrado, e sabe dosar seus sentimentos e evitar conflitos quando sente que eles não darão em lugar algum.

Além disso, costuma chamar a atenção pela sua inteligência e bom gosto. Sua inquietude faz com que ele fique sempre vidrado em algum novo conhecimento/entretenimento, característica que o torna ainda mais interessante para as outras pessoas.

Personalidade do Rato

ano do rato

Dinâmico, o nativo do signo de Rato está sempre antenado, além de saber delimitar muito bem aonde quer chegar e como desejar fazer as coisas acontecerem. É muito metódico, mas tende a colocar as pessoas em segundo plano quando deseja alcançar um objetivo, e isso pode torná-lo um pouco egoísta e ganancioso às vezes.

É também uma pessoa que está sempre curiosa, buscando respostas para questões irrelevantes para grande parte das pessoas. Esse senso de dúvida faz com que ele tenha muitas respostas na ponta da língua, embora não seja sempre tão confiante sobre elas – já que tem plena ciência de sua natureza mutável, constantemente mudando de opinião sobre diversos assuntos.

Valoriza muito suas amizades, com quem gosta de manter laços estreitos, mas jamais grudentos. Gosta de dosar tudo muito bem e entende a linha tênue entre o saudável e o tóxico/excessivo.  

Rato no amor

O rato, quando apaixonado, é muito aberto e transparente, a ponto de compartilhar seus segredos mais íntimos com a pessoa amada antes mesmo que a intimidade esteja estabelecida. Por outro lado, é muito desconfiado e até paranóico, enxergando problemas onde não existem. Precisa que seu par seja igualmente aberto e transparente, para assim pegar confiança e sentir estabilidade na relação.

Quando confortável, aproveita intensamente a companhia do parceiro, investindo muito carinho e proteção. Preza bastante relacionamentos igualitários, onde não há submissão e os interesses estão alinhados.

Por conta de sua natureza mutável e aberta a novas experiências, o rato pode ser um traidor em potencial se sentir que seu par está desalinhado consigo, portanto, é importante que a reciprocidade seja acentuada no dia a dia através de pequenos atos.

O Rato é compatível com Dragão, Coelho e Macaco.

O Rato é incompatível com Serpente, Cavalo e Porco.

Saúde do Rato

Donos de um cérebro excessivamente pensante, os ratos tendem a desenvolver problemas mentais. É muito importante que esses seres saibam cuidar de sua saúde mental, evitando o estresse do dia a dia e, em casos mais alarmantes, recorrendo a meios terapêuticos.

Defeitos do signo de Rato

São muito desconfiados, portanto tendem a julgar muito as pessoas antes mesmo de conhecê-las. Munidos de sinceridade excessiva, é bem capaz que os nativos deste signo do horóscopo chinês magoem pessoas quando estas não forem de seu agrado – embora também seja comum que machuquem pessoas queridas com o mesmo artifício.

Signo de Rato no trabalho e vida social

Na China e no Japão, o Rato é considerado símbolo da boa sorte e da riqueza. Não gratuitamente, os nativos deste signo são extremamente aplicados e organizados nos empregos que passam, adquirindo prestígio por sua disciplina e simpatia, colhendo bons frutos de suas experiências profissionais.

Sempre dispostos a evoluir, ninguém segura estes nativos quando os mesmos desejam crescer profissionalmente. Com cada passo calculado, eles são determinados a chegar aonde desejam e, por meio de muita paciência, envolvimento e dedicação, alcançam seus objetivos, levando cada momento da jornada como um acréscimo em sua evolução pessoal.

Tipos de Rato

Rato de Metal – 1840, 1900, 1960, 2020

É muito admirado, esbanja conhecimento, sensualidade e é talentoso com o que gosta de fazer. Peca, no entanto, no excesso de possessividade e narcisismo. Gosta de controlar as pessoas, e nutre um desejo ambicioso pelo sucesso. Precisa que as pessoas o admirem, e toma suas atitudes com base nisso, embora seu jeito de boa pessoa, sua boa aparência e seus bons modos possam mascarar esse traço de personalidade.

Rato de Água – 1852, 1912, 1972

Influente, este tipo de Rato sabe como se portar em público, assim como usa de sua simpatia, compreensão e educação para conseguir bons laços interpessoais. Prefere ligações intelectuais a superficiais, assim como preza o conhecimento das pessoas com quem se relaciona.

É bastante reflexivo. Pensa muito sobre si mesmo e o mundo – o que não inibe sua capacidade de traçar estratégias, bastante notável.

Rato de Madeira – 1864, 1924, 1984

Os Ratos de Madeira sabem usar suas qualidades para obterem respeito e admiração, mesmo que pelos motivos errados. São muito queridos e simpáticos, principalmente quando essa qualidade pode lhes atribuir algum valor social.

Podem ser manipuladores em potencial, usando quem cruzar seu caminho para atingirem seus objetivos, com o qual são muito centrados e obcecados.

São pessoas muito criativas e inventivas, contribuindo sempre com novas ideias e levantando novos tópicos de discussão.

Rato de Fogo – 1876, 1936, 1996

O mais sonhador dos Ratos, o nativo regido pelo Fogo está constantemente tramando grandes planos movido pelo seu entusiasmo. Por ser idealista, não desiste de seus projetos, e não lida muito bem com o fracasso.

É bastante emocional, intenso e agressivo. Costuma agir por impulso mesmo após um bom tempo de planejamento, o que o deixa irritado, principalmente porque é exigente consigo mesmo. É, acima de tudo, bastante apegado às pessoas e à sua família.

Rato de Terra – 1948, 2008

Um Rato sólido, realista, que não cede à velocidade de seus pensamentos para uma imaginação infundada. Não nutre sonhos ou expectativas acerca de suas metas, embora saiba as tramar com muita esperteza. Mantém sempre seus pés no chão, buscando estabilidade em todos os meios sociais e profissionais, e usa de sua paciência para chegar aonde deseja. Pode, no entanto, ser um pouco ríspido com quem o atrapalhe em seu dia a dia, ainda que involuntariamente.

Rato no dinheiro

O sucesso dos ratos é uma consequência de diversas características destes nativos: sua facilidade de persuasão, de elaborar estratégias, de encantar pessoas, entre muitas outras. São excelentes negociadores, com um sexto sentido para negócios e investimentos ruins. A ambição intrínseca a esses seres faz com que cheguem longe, mas é importante que tomem cuidado para não cair na armadilha da avareza.

O homem Rato

No horóscopo chinês, o homem de Rato é alguém que sabe usufruir dos prazeres da vida como ninguém, principalmente quando acompanhado pela pessoa que ama. Gosta de viver novas experiências, mas consegue aproveitá-las melhor se tiver ao seu lado pessoas queridas.

Por outro lado, não gosta de se sentir pressionado e detesta imposições. Ama, acima de tudo, aproveitar suas individualidades, e ai de quem mexer com elas!

A mulher Rato

A mulher Rato precisa ser conquistada diariamente. Jamais cederá sua vida a um relacionamento monótono, sem novas aventuras e desafios. Gosta de jogar, e se não for assim, prefere ser livre e exercer suas habilidades de sedução com outras pessoas. É muito encantadora, e gosta de se sentir admirada por suas qualidades, como inteligência e independência emocional.